Curso de Estética Vascular

Prof.Dr. Miguel Francischelli Neto

Main Content

CHANCELA PROMOÇÃO ORGANIZAÇÃO
 

O Papel da Cirurgia Vascular na Estética Humana.

Os tratamentos estéticos vasculares, mais frequentemente a Escleroterapia e a Minicirurgia de Varizes e mais raramente o uso do LASER transdérmico são discutidos e praticados pela imensa maioria dos especialistas em Cirurgia Vascular. Inicialmente era discutido mais secundariamente e mais recentemente passou a ocupar lugar de destaque em conclaves brasileiros. Existe um reconhecimento sobre a excelência do Cirurgião Vascular Brasileiro em relação a Flebologia Estética. Técnicas simples, mas fundamentais foram aqui desenvolvidas, como a agulha de crochê, as minincisões, e as microcirurgias com finalidade estética. Embora haja um grande número de profissionais ligados a área interessados nestas práticas, não existe uma grande difusão do seu conhecimento e são oferecidas poucas oportunidades de treinamento.

cirurgia_varizes

Cirurgia de Rindfleisch- Friedel. A  História da Cirurgia Venosa produziu algumas situações impensáveis, que no entanto ocorreram .

varizes_crochet

A agulha de crochet, uma técnica simples e que revolucionou a estética vascular foi criada e desenvolvida no Brasil .

Tradicionalmente, o Cirurgião Vascular Brasileiro recebe informações e grande influência da Cirurgia Vascular Americana. A Cirurgia Vascular nos EUA se interessa pouco pelos procedimentos estéticos, e mesmo venosos. Nos EUA muito freqüentemente cirurgiões gerais se dedicam a Cirurgia de Varizes e Dermatologistas a Escleroterapia e LASER, mesmo, cirurgia a LASER como o EVLT. Na Europa, embora se dedique mais à Flebologia, freqüentemente estas áreas são atendidas por clínicos, diferentes do perfil da maioria dos “Flebólogos” brasileiros que são cirurgiões.

Acreditamos que um dos motivos do sucesso da Estética Vascular brasileira no mundo, seja o fato de aqui este tipo de tratamento ser praticado por especialistas em vasos, os Cirurgiões Vasculares e Angiologistas.

Devemos reconhecer que embora a influência da medicina americana tenha levado a grande desenvolvimento da Cirurgia Vascular Arterial Brasileira, o mesmo não ocorre nas patologias venosas e principalmente nas de importância estética. Assim sendo , acreditamos que temos que manter nosso papel na Flebologia Estética mundial e mesmo ampliar sua atuação para um setor de Estética Vascular, com currículo mais extenso, dentro da nossa área de conhecimento.

A maior parte  dos cirurgiões vasculares brasileiros tem em sua prática cotidiana, Não só nos grandes centros , mas também nos estados e nos pequenos municípios, um perfil essencialmente próprio, onde a estética vascular tem papel preponderante. Assumir este papel não só melhora o campo de trabalho de inúmeros cirurgiões vasculares em nosso país , mas cria   importantes contribuições a medicina mundial. 

Um maior estímulo para o  desenvolvimento da característica e aptidão do Cirurgião Vascular Brasileiro para a Estética Humana pode ter  importância científica  já valorizada em muitos outros campos da Medicina e em outros  países e  que não deve ser desprezada. Se temos dificuldades para nosso desenvolvimento quando se trata da disponibilidade de equipamentos, endopróteses  e todos os insumos de   alta tecnologia para a prática da cirurgia vascular arterial ,  além da precária  infra-estrutura do sistema de saúde brasileiro  e o pobre   sistema de estímulo a ciência nacional  , o mesmo não ocorre quando se trata do material humano.

Na estética humana pouca estrutura é necessária e o desenvolvimento do médico é o mais importante, e profissionais  de qualidade temos de sobra.  Conseqüentemente, livros e publicações científicas de qualidade internacional  sobre o tema podem ser gerados, valorizando , consolidando e perenizando o conhecimento em Estética Vascular, a sua sociedade de especialidade e seus médicos.   

 

 

Curso Teórico - Prático de Formação em Estética Vascular
Doenças Vasculares com Comprometimento Estético