Curso de Estética Vascular

Prof.Dr. Miguel Francischelli Neto

Main Content

CHANCELA PROMOÇÃO ORGANIZAÇÃO
 

A CIRURGIA VASCULAR E A ESTÉTICA HUMANA

A mudança de costumes das últimas décadas, principalmente o uso da mini-saia nos anos 60, levou a um grande desenvolvimento do cuidado com as varizes dos membros inferiores, particularmente no Brasil.

O desenvolvimento da  escleroterapia e de novos equipamentos de crioescleroterapia para as telangiectasias , o uso da agulha de crochê, o uso de microincisões  para as cirurgias de varizes e microvarizes, e mesmo a escolha das técnicas a serem utilizadas em cada caso foi desenvolvido aqui, por médicos que tinham como característica o senso de observação e a criatividade que permitiu com poucos recursos descobrir avanços hoje adotados no mundo inteiro.

Podemos dizer com certo orgulho, que na área de Flebologia o lugar que tem a melhor tecnologia no mundo é, e reconhecidamente o Brasil. Lembramos as características criativas do Cirurgião Vascular e Angiologista brasileiros, mas é claro que um outro fator deve ser considerado: A preocupação da mulher brasileira com o corpo. Não só por causa do clima que pede roupas leves, mas também por causa do interesse, também único no mundo, pela beleza e saúde por parte da mulheres, e porque não de muitos homens , deste belo país, cheio de praias e com sol o ano inteiro.

Entretanto , esse grande interesse da população e mesmo de muitos especialistas em cirurgia vascular pela área de estética não foi acompanhado por um desenvolvimento didático e acesso amplo ao conhecimento. As ofertas de aprendizado são muito limitadas, muitas vezes ocorrendo   na prática cotidiana dos consultórios,  onde um médico transmite o conhecimento para outros. Em nossa clínica , inúmeras vezes recebemos colegas que nos solicitaram uma visita, ao que sempre atendemos, mas com as limitações didáticas imagináveis , porque a clínica privada não é o ambiente ideal para o aprendizado.

Os equipamentos mais dispendiosos como LASER e Luz Pulsada deixaram de ser exclusividade de poucos médicos que tinham sua disponibilidade. São oferecidos em locação e podem ser compartilhados com outras especialidades. Os equipamentos de resfriamento para Crioescleroterapia tem baixo custo, e são financiáveis e equipamentos para Drenagem Linfática são acessíveis. Mesmo os equipamentos para EVLT, são disponíveis para locação. Ao ampliar seu arsenal terapêutico , o Cirurgião Vascular pode continuar oferecendo aos seus pacientes a melhor tecnologia mundial para o controle da doença vascular em suas bases funcionais e estéticas.

Os Congressos da Especialidade reservam sempre espaço para a discussão dos temas relacionados a Estética Vascular. A Universidade , com várias teses desenvolvidas, os livros nacionais e internacionais , os trabalhos científicos e a discussão rotineira do tema em muitos eventos  oficiais, formam uma importante base teórica, mas que é insuficiente para introduzir a uma atividade que é eminentemente prática. Assim como não se aprende cirurgia lendo ou ouvindo, também não se aprende escleroterapia ou LASER . Portanto, não  tem sido atendido suficientemente as necessidades didáticas da Estética Vascular.

Observamos um grande aumento do interesse de outros países, principalmente dos EUA, pela Flebologia, particularmente em sua vertente estética. Este interesse é observado inclusive em outras especialidades. Devemos ampliar e consolidar o estudo da Estética Vascular entre nós, porque a Cirurgia Vascular Brasileira não está mais só no "Universo Venoso".

No currículo do Programa de Residência Médica reconhecido pelo MEC que coordenamos , incluímos o ensino da Estética Vascular há mais de 10 anos. Nossos residentes recebem informação teórica durante o primeiro ano de residência e tem a oportunidade no segundo ano de treinamento prático, frequentemente mantido durante o terceiro ano. Nossos ex-residentes frequentemente nos informam da importância que a obtenção deste conhecimento teve em suas práticas cotidianas. Mas observamos que esta é uma atividade ausente na maioria dos Programas de Residência Médica em cirurgia vascular brasileiros .

Com esse curso que agora elaboramos pretendemos auxiliar a preencher esta lacuna didática em Estética Vascular e oferecer nossa experiência de 33 anos dedicados a prática e ao ensino da Cirurgia Vascular. Em todo esse tempo, além da atividade rotineira da especialidade, dedicamos especial atenção a Estética Vascular, como uma ampliação da Flebologia Estética .

Assim nos propusemos a oferecer este Curso de Formação em Estética Vascular, procurando mesmo ampliar seu conceito, consolidar informações e ampliar  discussões sobre esta importante área de nossa especialidade .

safena_com_fibra_otica_de_laser

 

 

 

Human_aesthetic

fibra_otica_evlt

Fibra ótica EVLT - foto do autor

 

Curso Teórico - Prático de Formação em Estética Vascular
Doenças Vasculares com Comprometimento Estético