Curso de Estética Vascular

Prof.Dr. Miguel Francischelli Neto

Main Content

CHANCELA PROMOÇÃO ORGANIZAÇÃO
 

A Interface da Estética Humana : a Inserção da Cirurgia Vascular .

Existe a tendência a criação de centros médicos multiprofissionais dedicados a Estética.  Oferecem atendimento em Estética Humana, incluindo  Cirurgia Vascular, Dermatologia e Cirurgia Plástica . Em um só local o paciente  pode receber atendimento médico integrado com ênfase nos tratamentos estéticos atualmente disponibilizados  pela medicina.

Em uma época em que a imensa maioria das pessoas tem responsabilidades e grandes restrições de tempo, a concentração das atividades estéticas em uma só clínica racionaliza o atendimento evitando que os pacientes tenham que recorrer á várias locais e médicos diferentes para receber os tratamentos e orientações que necessitam. As áreas que são  mais implicadas  na Estética Humana : Dermatologia ,  Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular  já seguem esta tendência, embora de forma tímida e não integrada. Os Especialistas dessas áreas, formal  ou  informalmente estabelecem colaboração clínica sem que esta convergência seja estendida para as respectivas Sociedades de Especialidade, Centros Formadores e de Pesquisa .

physicians

 

College of Physicians - antiga gravura Londres


É facilmente  explicável esta tendência a partir dos próprios beneficiários das Técnicas de Estética Humana , que  preferem receber todos os tratamentos estéticos médicos no mesmo local por maior   facilidade e  economia de tempo. Assim, tratam a pele, fazem as Lipoaspirações, realizam tratamentos de Hidrolipodistrofia Ginóide  e Telangiectasias  ao mesmo tempo e podem ainda   realizar  Fotodepilações  a LASER, aplicações de Preenchimentos e de Toxina Botulínica, Tratamentos Faciais, etc., etc. Portanto , o  paciente de Estética Humana é único e  preocupado com um problema que é também único:  seu “Design Humano” que reflete sua Qualidade de Vida . Não querem ser repartidos em diversas especialidades médicas. Esta divisão é mais uma conveniência do médico que do  paciente , e assim  preferem se fidelizar a clínicas com atendimento mais amplo e integrado.

O desenvolvimento dos Cirurgiões Vasculares e Angiologistas e da própria SBACV na Estética Vascular pode permitir aos Angiologistas / Cirurgiões Vasculares ampliarem seus conhecimentos e campos de atuação e readaptarem suas clínicas  se tiverem este desejo e  perfil.  Podem ampliar suas atividades, se associando ou criando parcerias com as outras especialidades, mas agora como protagonista do processo e não mais em posição subalterna. Podem , enfim, mesmo que tardiamente, ainda recuperar a sua justa posição  no  mundo novo, em franco desenvolvimento da Estética Humana . Os pacientes tendo especialistas trabalhando juntos em uma mesma clínica, recebem melhor qualidade de atendimento , segurança e racionalização do seu precioso tempo.

Portanto objetivamos na passagem de conhecimento oferecida pelo Curso por nós oferecido de Estética Vascular , desenvolver e  este setor das especialidades de Angiologia e Cirurgia Vascular.

 

Curso Teórico - Prático de Formação em Estética Vascular
Doenças Vasculares com Comprometimento Estético